^
topo
21
SET
2021
Notícias

Os Benefícios da Maçã na prevenção do Alzheimer

Uma maçã por dia realmente mantém o médico longe! Propriedades da fruta podem aumentar a função cerebral e reduzir o risco de doença de Alzheimer, dizem os cientistas.
• Os fitonutrientes nas maçãs estimulam a criação de neurônios no cérebro
• O crescimento de novos neurônios no cérebro pode aumentar as habilidades de aprendizagem e memória
• Os benefícios para o cérebro foram observados na casca e na polpa da maçã, mas não no suco
Os compostos naturais encontrados nas maçãs podem reduzir o risco de desenvolver Alzheimer e outras formas de demência, dizem os cientistas.
Altas concentrações de compostos em maçãs e outras plantas, conhecidos como fitonutrientes, estimulam a criação de neurônios, em um processo denominado neurogênese.
Os neurônios são células altamente excitáveis ??que transmitem informações a partes do corpo por meio de sinais elétricos – e aumentam nossas habilidades de aprendizado e memória.
Dois compostos – quercetina na casca da maçã e ácido diidroxibezóico (DHBA) na polpa da maçã – geraram neurônios no cérebro de camundongos em testes de laboratório.
Curiosamente, o suco de maçã não contribuiu significativamente para a neurogênese, sugerindo que os benefícios se aplicam a comer a maçã inteira e não apenas um copo de suco.
A pesquisa foi conduzida por especialistas do Centro Alemão de Doenças Neurodegenerativas (DZNE) em Bonn, Alemanha.
Uma maçã por dia mantém o médico longe – pode haver alguma verdade nesse aforismo, dizem eles em seu artigo, publicado na Stem Cell Reports .
Neste estudo, demonstramos que as maçãs contêm compostos pró-neurogênicos tanto em sua casca quanto em sua polpa.
O estudo mostrou que células-tronco cultivadas em laboratório de cérebros de camundongos adultos geraram mais neurônios e foram protegidas da morte celular quando quercetina ou DHBA foram adicionados às culturas.
Testes subsequentes em ratos mostraram que em estruturas distintas do cérebro adulto associadas ao aprendizado e à memória, as células-tronco se multiplicaram e geraram mais neurônios quando os ratos receberam altas doses de quercetina ou DHBA.
Os efeitos na neurogênese foram comparáveis ??aos efeitos observados após o exercício físico, que é um estímulo conhecido para a neurogênese.
Isso sugere que compostos naturais em frutas, não apenas quercetina e DHBA, mas potencialmente outros, podem atuar em sinergia para promover a neurogênese e a função cerebral quando administrados em altas concentrações.
Dado o amplo consumo de suco de maçã, os pesquisadores também examinaram se o consumo de suco de maçã concentrado inteiro afetou a neurogênese em ratos de laboratório.
Para eliminar qualquer possível efeito do aumento da ingestão calórica do açúcar das frutas, um grupo de camundongos recebeu uma porção de água com açúcar com calorias iguais, assim como um grupo controle que recebeu água potável normal.
Três semanas depois de receberem suco de maçã, os ratos foram treinados para localizar uma plataforma de fuga submersa em uma piscina circular, conhecida como tarefa do labirinto de água de Morris.
Isso foi projetado para detectar a contribuição de neurônios gerados por adultos para o desempenho geral em navegação espacial e flexibilidade cognitiva.
No entanto, a suplementação com suco de maçã não teve efeito sobre a neurogênese ou aprendizagem de adultos.
Dado que a concentração de quercetina no suco de maçã é muito baixa (abaixo de 2 mg / litro) … concluímos que esta é provavelmente uma concentração insuficiente de fitoquímico ativo para modular a neurogênese, disse a equipe.
Os pesquisadores apontaram que um estudo de 2010 mostrou que o consumo de suco de maçã melhorou os sintomas comportamentais em pacientes humanos com Alzheimer.
Estudos futuros serão necessários para determinar se a quercetina, DHBA e outros fitonutrientes podem melhorar o aprendizado e a função cognitiva em humanos.
Os flavonóides, os fitonutrientes abundantes encontrados em frutas e vegetais, podem modular as vias de sinalização molecular que influenciam as habilidades cognitivas.
Os flavonóides dietéticos ocorrem naturalmente em frutas, vegetais, chocolate e bebidas como vinho tinto e chá.
Embora se saiba que uma maçã por dia mantém o médico longe, duas maçãs por dia podem ser melhores para reduzir o risco de sofrer um ataque cardíaco ou derrame, descobriram especialistas em 2019 .
Quando 40 pessoas com colesterol ligeiramente alto comeram duas maçãs grandes por dia durante oito semanas, isso reduziu seus níveis de colesterol ruim em quase quatro por cento.
Duas maçãs por dia podem ajudar a reduzir o risco de um derrame ou ataque cardíaco, que pode ser causado pelo endurecimento das artérias pelo colesterol.
Parece que o velho ditado de uma maçã ao dia estava quase certo, disse a autora do estudo, a professora Julie Lovegrove, da Unidade de Nutrição Humana Hugh Sinclair da Universidade de Reading, na época.
Acreditamos que as fibras e os polifenóis nas maçãs são importantes, e a maçã é uma fruta popular entre todas as idades, que são fáceis de comer e são ótimos lanches.
O QUE SÃO FITONUTRIENTES?
O termo fitonutrientes é um nome amplo para uma ampla variedade de compostos produzidos pelas plantas.
-Eles são encontrados em frutas, vegetais, feijão, grãos e outras plantas.
Cada fitonutriente vem de uma variedade de fontes vegetais diferentes e tem efeitos diferentes no corpo.
Alguns pesquisadores estimam que existam até 4.000 fitonutrientes.
Os cientistas identificaram milhares deles, embora apenas uma pequena fração dos fitonutrientes tenha sido estudada de perto.
Muitos fitonutrientes têm propriedades antioxidantes que ajudam a prevenir danos às células por todo o corpo.
Foi demonstrado que vários fitonutrientes reduzem o risco de câncer, doenças cardíacas, derrame, doença de Alzheimer e Parkinson.
Fonte: UnlockFood / Produce for Better Health Foundation

Como uma maçã por dia também ajuda a manter os quilos longe: compostos vegetais podem reduzir a quantidade de energia absorvida dos alimentos
Uma maçã por dia não apenas mantém o médico longe – ela também ajuda a perder peso, de acordo com os pesquisadores.
Frutas e vegetais que contêm altos níveis de flavonóides parecem impedir as pessoas de engordar.
Os flavonóides são compostos vegetais encontrados em frutas vermelhas, maçãs, peras, morangos e rabanetes.
Eles são celebrados há muito tempo por seu efeito antioxidante, que ajuda a prevenir danos às células.
Mas os especialistas também acreditam que os compostos também podem ajudar a reduzir a energia – principalmente do açúcar – que é absorvida pelos alimentos.
Em 2016, pesquisadores da University of East Anglia (UEA) e da Harvard Medical School descobriram que certos flavonóides estavam ligados à manutenção de um peso saudável e até mesmo ajudavam as pessoas a perder um pouco.
Comer os flavonóides contidos em um punhado de mirtilos de 80g (2,8 onças) todos os dias durante quatro anos ajudaria as pessoas a perder cerca de 2 lb 10 onças.
Em comparação, a mulher média no mesmo período normalmente engordaria cerca de 2 libras e 3 onças, e o homem médio, 4 libras e 6 onças.
No estudo, publicado no British Medical Journal, especialistas examinaram dados de 124.086 homens e mulheres nos Estados Unidos durante um período de 24 anos.
A pesquisa se concentrou em três grandes grupos de pessoas – um composto por mulheres com idade média de 36 anos no início do estudo, outro por mulheres de 48 anos e o terceiro por homens com idade média de 47 anos.

O professor Aedin Cassidy, da Norwich Medical School da UEA, disse: ‘Este é o primeiro grande estudo a examinar as associações entre o consumo de todos os flavonóides e o ganho de peso em adultos de meia-idade e idosos.
“A maioria dos adultos ganha peso com a idade e até mesmo pequenos aumentos de peso podem ter um impacto substancial no risco de hipertensão, desenvolvimento de doenças cardíacas, câncer ou diabetes – então, são necessárias estratégias para ajudar os indivíduos a manter um peso saudável na meia-idade.
“Descobrimos que um aumento no consumo da maioria dos flavonóides estava associado à manutenção do peso e até mesmo a uma modesta perda de peso. Os resultados foram considerados consistentes em homens e mulheres e em diferentes idades.
‘No entanto, perder até mesmo pequenas quantidades de peso, ou prevenir o ganho de peso, pode melhorar a saúde e esses efeitos modestos foram vistos com um pequeno aumento facilmente alcançável na ingestão de muitas dessas frutas.
‘Apenas uma única porção de algumas dessas frutas por dia teria um impacto importante na saúde em nível populacional.’
O professor Cassidy disse que os elos mais fortes foram encontrados para alimentos contendo antocianinas, que são encontrados em mirtilos, morangos, cerejas, amoras, uvas, rabanetes e groselhas.
Ela disse: ‘Também descobrimos que os polímeros de flavonóides – encontrados no chá e nas maçãs – eram particularmente benéficos, junto com os flavonóis – encontrados no chá e na cebola.’
Fonte:https://www.dailymail.co.uk/sciencetech/article-9254493/An-apple-day-reduce-Alzheimers-risk-scientists-say.html
TAGS:
 Clube da Maçã Brasileira, Maçã Brasileira, Maçã Saúde

Compartilhe:
Mapa do site
Atendimento
Fone/Fax: ++55 (54) 3511-1200
E-mail: agrospe@agrospe.com.br
© Copyright 2020 Agrospe - Vacaria - RS - Brasil | Todos os direitos reservados | Website desenvolvido por Gabriel Isoton