Posso ajudar?
^
topo
20
MAI
2021
Notícias

Benefícios da Maçã – Principais efeitos positivos do consumo da fruta

Os principais benefícios da maçã vêm da alta concentração de fibras e vitaminas presentes na fruta, garantindo efeitos de promoção da saúde. Essa matéria Benefícios da maçã – Principais efeitos positivos do consumo da fruta foi criada pelo site Segredos do Mundo.
Os benefícios da maçã para a saúde incluem efeitos em vários sistemas do corpo humano. Entre outros, por exemplo, a fruta é rica em vitaminas A, E e C, o que garante ação antioxidante que previne o desgaste de várias células.
Dessa maneira, inserir uma maçã por dia na dieta já ajuda a colher seus efeitos.
Além das vantagens variadas para a saúde, ela ainda não possui restrição em dietas de emagrecimento. Isso porque tem poucas calorias (74, em média, para uma fruta de 130 g) e é rica em fibras.
Como obter os benefícios da maçã
Os benefícios oferecidos pela maçã podem ser obtidos em várias formas de consumo. Ainda que todas elas oferecem uma série de efeitos positivos, existem algumas vantagens no consumo de cada variante: Cozida ou assada:recomendada especialmente para problemas gastrointestinais, como vômitos ou diarreia, por exemplo.Crua, com casca:é rica em fibras e, portanto, ajuda a reduzir o apetite e regular o intestino. Crua, sem casca: também regula o intestino, mas com ação voltada para prendê-lo.Desidratada:a textura crocante ajuda a substituir petiscos menos saudáveis, como a batata frita, por exemplo.Suco:os benefícios do suco de maçã também incluem regulagem do intestino, além de promover a hidratação e aumentar a saciedade.Chá:além do próprio chá de maçã, outros chás podem se beneficiar da mistura com a casca da fruta, para mais sabor.
Principais benefícios da maçã
Reduz o colesterol
Parte dos benefícios da maçã vêm da alta concentração de pectina da fruta. Isso porque a fibra ajuda a promover a digestão e reduzir a absorção de gorduras. Sendo assim, ajuda a reduzir o colesterol e, então, o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Além disso, a presença de polifenóis antioxidantes também atua no controle da pressão arterial.
Controla diabetes
Os mesmos polifenóis que controlam a pressão também reduzem danos em células beta do pâncreas. Uma vez que elas são responsáveis por produzir insulina, o consumo de maçã reduz o risco de desenvolvimento de diabetes.
Promove o emagrecimento
A alta concentração de fibras também é responsável por importantes benefícios da maçã. A partir do aumento da sensação de saciedade, é possível reduzir o apetite de pessoas que pretendem perder o peso.
Melhora a ação intestinal
Atuação da pectina na digestão garante que o intestino funcione melhor. A substância absorve água do trato digestivo, formando assim uma espécie de gel que ajuda a regular o intestino. Entretanto, os benefícios são mais observados no consumo da maçã com casca, que concentra a maior parte da pectina.
Reduz dores no estômago
A reação da pectina com o corpo também é positiva no estômago, onde ajuda a cicatrizar úlceras gástricas e proteger a mucosa do órgão. Para melhores efeitos no combate as dores, pode ser interessante comer duas maçãs ao dia, uma durante o dia e outra à noite.
Combate a asma
Os benefícios da maçã também incluem a proteção dos pulmões. De acordo com a California State University, comer cerca de 15% de uma maçã grande por dia já é suficiente para reduzir o desenvolvimento em asma em até 10%. Isso porque a fruta ajuda a regular o sistema imunológico, fortalecendo o sistema respiratório.
Fortalece o sistema imunológico
O fortalecimento do sistema imunológico após o consumo de maçã deve-se principalmente à presença de quecertina – que reduz inflamações no corpo – e de vitamina C. A concentração da vitamina ajuda no desenvolvimento da resistência corporal, protegendo contra gripes e resfriados, por exemplo.
Evita cáries
O ácido málico presente na maçã garante efeitos como a produção de saliva. Isso consta como um de seus benefícios porque diminui a proliferação de bactérias que desenvolvem placas e cáries. Além disso, as fibras da fruta também ajudam a limpar os dentes.
Retarda o envelhecimento da pele e do cérebro
A maçã é capaz de reduzir danos causados a vários tipos de célula. Dessa maneira, atua no fortalecimento da pele – evitando rugas e flacidez –, bem como do cérebro – melhorando a comunicação entre neurônios e reduzindo o risco de Alzheimer.
Previne doenças de visão
Condições como degeneração macular, catarata e glaucoma também pode ser evitadas a partir do consumo de maçã. Os benefícios da maçã também incluem combate à cegueira noturna, graças aos flavonoides e antioxidantes, que reduzem o efeito dos radicais livres na visão.
Melhora a saúde dos ossos
O consumo de maçã também garante o equilíbrio dos níveis de cálcio no corpo, mineral importante para a saúde óssea. Sendo assim, a fruta ajuda a garantir a densidade e resistência deles, evitando condições como osteoporose.
Fonte:https://noticias.r7.com/hora-7/segredos-do-mundo/beneficios-da-maca-principais-efeitos-positivos-do-consumo-da-fruta-27052021
TAGS:
 Clube da Maçã Brasileira, Maçã Brasileira, Maçã Saúde

Compartilhe:
Mapa do site
Atendimento
Fone/Fax: ++55 (54) 3511-1200
E-mail: agrospe@agrospe.com.br
© Copyright 2020 Agrospe - Vacaria - RS - Brasil | Todos os direitos reservados | Website desenvolvido por Gabriel Isoton